Dinâmicas Psicoartísticas de Diagnóstico Intervencionista em Arteterapia
QUE?
É uma dinâmica de diagnóstico que busca entender mais profundamente a problemática do cliente como um todo com o intuito de obter subsídios para intervenção no processo terapêutico.
COMO?
Este procedimento é feito através de uma sessão inicial estrutural com os pais, sem a presença da criança, para obter dados objetivos, como, composição e histórico familiar, situação de parto, histórico escolar e comportamento social, observar compreensão da proposta, construção da identidade, concentração, coordenação motora e espacial, fases do grafismo infantil; doze sessões individuais com o cliente, baseando-me em três tipos de ações: Ordem (Psico) Lógica- Pintura, Desenho do rabisco, Desenho livre, Recorte e colagem, Desenho emotivo automático de cenas e estórias da família, Desenho-estória por associação livre. Teatro – Jogo Dramático, Representando Personagens (Casinha de bonecas), Hora do Jogo Diagnóstico, os jogos como expressão do imaginário. Argila do Deus Criador, Construir cenários no tabuleiro de areia, Construção como jogo estruturante.
POR QUE?
Pretende fazer uma análise do sujeito e compreender suas funções afetivo-cognitivas, dentro do seu contexto sociocultural e familiar.
PARA QUE?
Para conseguir uma avaliação diversificada que permita um diagnóstico intervencionista mais completo.
OBJETIVO
Promover o aprimoramento do profissional nas áreas da arte, saúde e educação; fornecer recursos teórico- metodológicos, no sentido de melhor implementar sua prática; ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos, a partir de um enfoque interdisciplinar.
METODOLOGIA
Oficinas criativas e arteterapia
PÚBLICO ALVO
Profissionais e estudantes das áreas da arte, saúde e educação.
As técnicas psicodinâmicas aplicadas na prática arteterapêutica dão subsídios ao terapeuta para uma avaliação prognóstica, facilitando a amplificação no encaminhamento do percurso terapêutico do cliente.
A avaliação evolutiva das técnicas trabalhadas com o cliente permite a possibilidade de se fazer uma comparação entre os conteúdos manifestos e os conteúdos latentes percebidos, o que enriquece muito o processo terapêutico.
Estas técnicas permitem ao cliente sair do plano racional para o plano emocional, trazendo conteúdos inconscientes para a consciência. Tal ocorre em virtude do fazer expressivo que estas atividades proporcionam, pois, o cliente não consegue se esconder do mergulho que dá ao se envolver com os materiais que são oferecidos e a verdadeira essência do seu Ser surge através dos seus trabalhos.
O terapeuta, durante a aplicação destas técnicas, percebe claramente a forma do cliente se colocar no mundo e de lidar com o social. Se existir uma patologia, esta vai ser identificada no desenrolar das atividades apresentadas.
VALOR
MatrÍcula: R$ 100,00 (inclui o livro da autora)
8 parcelas R$ 200,00 – aulas quinzenais
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
Aula 1 | Anamenesse individual | HORAS |
Aula 2 | Pintura | 2 |
Aula 3 | Desenho do Rabisco | 2 |
Aula 4 | Desenho livre | 2 |
Aula 5 | Recorte e colagem | 2 |
Aula 6 | Desenho emotivo automático de cenas e estórias da família | 2 |
Aula 7 | Desenho-estória por associação livre | 2 |
Aula 8 | Teatro – Jogo Dramático, Representando Personagens (Casinha de bonecas) | 2 |
Aula 9 | Hora do Jogo Diagnóstico | 2 |
Aula10 | Os jogos como expressão do imaginário | 2 |
Aula11 | Argila do Deus Criador | 2 |
Aula12 | Construir cenários no tabuleiro de areia | 2 |
Aula13 | Construção como jogo estruturante | 2 |
Aula14 | Desenvolvimento do diagnostico | 2 |
Aula15 | Desenvolvimento do diagnostico | 2 |
Aula16 | Desenvolvimento do diagnostico | 2 |
TOTAL: | 30 |
MINISTRANTE
Danielle Bittencourt – http://lattes.cnpq.br/7926794687486124
Mestre em Criatividade e Inovação-UFP, Porto – Portugal; Pós-Graduada em Psicologia Junguiana-IBMR/RJ; Psicóloga pela Universidade Veiga de Almeida- UVA/RJ; Arteterapeuta-Clínica Pomar,RJ; Terapeuta Familiar Sistêmica-Núcleo-Pesquisas/RJ; Graduada em Artes Plásticas-UDESC/SC; Coach facilitadora criativa do mestrado online em Criatividade e Inovação pelo IACAT/Espanha.
Coordenadora Geral e Acadêmica da formação profissional em Arteterapia da Clinica de psicologia e arteterapia Danielle Bittencourt/RJ Docente do curso de formação profissional em Arteterapia da Clinica de psicologia arteterapia Danielle Bittencourt, /RJ Coordenadora e Docente do curso de Pós-Graduação em Arteterapia pelo AlquimyArt /SP, região Sul (2003/2007). CRP 05/4666-1.
Autora do livro DINÂMICAS PSICOARTÍSTICAS DE DIAGNÓSTICO INTERVENCIONISTA – Arteterapia criativa expressiva liberadora.