Dinâmicas Psicoartísticas de Diagnóstico Intervencionista em Arteterapia

QUE?
É uma dinâmica de diagnóstico que busca entender mais profundamente a problemática do cliente como um todo, com o intuito de obter subsídios para intervenção no processo terapêutico.

COMO?
Este procedimento é realizado através de uma sessão inicial estruturada com os pais, sem a presença da criança, para obter dados objetivos, como:
– Composição e histórico familiar
– Situação de parto
– Histórico escolar e comportamento social
– Observação da compreensão da proposta
– Construção da identidade
– Concentração, coordenação motora e espacial
– Fases do grafismo infantil

Após essa sessão inicial, são realizadas doze sessões individuais com o cliente, baseadas em três tipos de ações:

1. Ordem (Psico) Lógica:
– Pintura
– Desenho do rabisco
– Desenho livre
– Recorte e colagem
– Desenho emotivo automático de cenas e histórias da família
– Desenho-estória por associação livre

2. Teatro (Jogo Dramático):
– Representação de personagens (casinha de bonecas)
– Hora do jogo diagnóstico
– Jogos como expressão do imaginário

3. Argila do Deus Criador:
– Construção de cenários no tabuleiro de areia
– Construção como jogo estruturante

POR QUÊ?

O objetivo é fazer uma análise do sujeito e compreender suas funções afetivo-cognitivas dentro do seu contexto sociocultural e familiar.

PARA QUÊ?
Para obter uma avaliação diversificada que permita um diagnóstico intervencionista mais completo.

OBJETIVO:

Promover o aprimoramento do profissional nas áreas da arte, saúde e educação; fornecer recursos teórico-metodológicos para melhor implementação de sua prática; e ampliar a compreensão dos processos de desenvolvimento e aprendizagem humanos a partir de um enfoque interdisciplinar.

METODOLOGIA:
– Oficinas criativas
– Arteterapia

PÚBLICO-ALVO:
Profissionais e estudantes das áreas da arte, saúde e educação.

As técnicas psicodinâmicas aplicadas na prática arteterapêutica oferecem subsídios ao terapeuta para uma avaliação prognóstica, facilitando a amplificação do encaminhamento no percurso terapêutico do cliente.

A avaliação evolutiva das técnicas trabalhadas com o cliente permite uma comparação entre os conteúdos manifestos e os conteúdos latentes percebidos, o que enriquece significativamente o processo terapêutico.

Essas técnicas permitem ao cliente transitar do plano racional para o plano emocional, trazendo conteúdos inconscientes à consciência. Isso ocorre devido ao processo expressivo proporcionado pelas atividades, pois o cliente não consegue se esconder do mergulho que dá ao se envolver com os materiais oferecidos, e a verdadeira essência do seu ser emerge através dos seus trabalhos.

Durante a aplicação dessas técnicas, o terapeuta percebe claramente como o cliente se posiciona no mundo e como lida com o social. Se houver alguma patologia, ela será identificada no decorrer das atividades apresentadas.

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